A pandemia e a falta de microchips semicondutores não afetou a fabricante italiana, que registra os melhores números de sua história
Por Cauê Lira – AUTOESPORTE
Apesar da pandemia do novo coronavírus e da falta de microchips semicondutores, a Ducati registrou em 2021 seu melhor desempenho em vendas na história. A marca italiana de motos, integrante do Grupo Volkswagen, emplacou 59.447 unidades em todo o mundo, superando os dois anos anteriores.
As vendas de 2021 foram 24% melhores na comparação com 2020 – quando a Ducati emplacou 48.042 unidades. Na comparação com 2019, o ano passado teve resultado 12% superior, pois 53.183 motos da marca foram emplacadas naquele período.
A Ducati cresceu nos principais mercados onde atua. Nos Estados Unidos foram emplacadas 9.007 unidades, que correspondem a 32% de alta sobre 2020. Na Itália, sua terra natal, a Ducati emplacou 8.707 motocicletas, aumentando suas vendas em 23%.
As vendas avançaram na Alemanha, onde a Ducati vendeu 6.107 unidades e cresceu 11% sobre 2020. Na China, 4.901 modelos foram emplacados, garantindo o crescimento de 21%. A Ducati também se destacou na França e no Reino Unido, onde registrou crescimento de 12% e 30%, respectivamente, ao emplacar 4.352 e 2.941 unidades.
No Brasil, a Ducati manteve seu patamar de vendas. No ano passado, a marca emplacou 1.060 unidades, registrando queda de apenas 11 unidades sobre 2020. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A Multistrada V4 foi a motocicleta mais vendida da Ducati em 2021, com 9.957 unidades comercializadas em todo o mundo. A Scrambler também se destacou com 9.059 unidades emplacadas, seguida pela Monster, com 8.734.
Em 2022, a Ducati pretende focar em produtos inéditos, como a futura big trail DesertX. O modelo aventureiro terá rodas aro 21 na dianteira e 18 na traseira, acerto de suspensão especial para trilhas e altura em relação ao solo maior.
Brasil
Seguindo o calendário global de lançamentos, o próximo modelo da Ducati a chegar ao Brasil deve ser a Panigale atualizada. O ganho de potência do modelo novo é de apenas 1,5 cv, totalizando 215 cv a 13.000 rpm. Porém, a Ducati modificou a relação das marchas e sua carenagem para deixá-la ainda mais veloz.
Produzida em Bolonha (Itália), a Ducati Panigale levou dois anos para chegar ao Brasil. Lançada no final de 2019, a motocicleta esportiva já teve um grande aumento no preço, subindo de R$ 119.990 para R$ 162.990 em dois anos.